Foto: Reprodução WhatsApp
A manhã desta quinta-feira (13) começou com muito caos e protestos em várias regiões da Região Metropolitana do Recife (RMR), isso porque além da paralisação do Metrô do Recife, os rodoviários decidiram fechar a garagem da empresa Metropolitana localizado no bairro do Barro, na Zona Oeste da capital pernambucana. Ônibus não circularam e terminais como o TI Barro registraram longas filas de passageiros.
O protesto foi encerrado às 7h25 após tratativas que contou com agentes do Grande Recife Consórcio de Transporte.
O fechamento da garagem foi promovido pelo Sindicato dos Rodoviários, que reclama de valores descontados de profissionais que paralisaram atividades entre setembro e outubro de 2020, em protesto à implantação da dupla função de motorista e cobrados.
Por conta da paralisação, passageiros revoltados fecharam a BR-101 e o trânsito ficou complicado. Houve protestos também, em Jaboatão Centro Em frente ao Terminal Integrado de Jaboatão. Passageiros atearam fogo em objetos e bloquearam a entrada do local, impossibilitando também a saída de ônibus de outras empresas. Uma faixa da via foi liberada por volta das 7h40, após a chegada da Polícia Militar ao local.
Em nota, a Metropolitana disse que o sindicato “impediu ilegalmente a saída da frota da empresa, comprometendo a operação de 52 linhas e prejudicando toda a população usuária do serviço”.
“A paralisação ocorreu sem qualquer pré-aviso e agride não só o direito dos usuários do transporte público como toda a legislação que regulamenta o direito de greve e de prestação de serviços essenciais”, afirmou a empresa.