O São João de Pernambuco gerou receita de R$ 1,1 bilhão para o estado, segundo dados do Observatório do Turismo de Pernambuco, ligado à Secretaria de Turismo e Lazer. No total, mais de 1,6 milhão de visitantes prestigiaram os festejos, o que representa crescimento de 15,88% em relação ao ano passado. Em 15 municípios, a exemplo de Caruaru, Gravatá, Petrolina e Arcoverde, a ocupação hoteleira atingiu 100%.
Entre os excursionistas, o gasto médio diário alcançou R$ 725,21, 55% a mais do que no ano passado. Já o índice de satisfação entre os turistas foi superior a 95%, e pelo menos 98% deles disseram que escolheram Pernambuco como destino por causa do São João.
Para o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, os números representam um marco para o turismo e à economia do estado.
“Nosso São João cresceu em participação popular, movimentação econômica e projeção nacional. Estamos falando de uma festa que movimenta o estado inteiro, do Sertão ao Litoral, com geração de emprego e renda para milhares de pernambucanos”, disse.
Entre os visitantes, mais de 95% disseram que retornariam ao São João de Pernambuco.