Foto: Divulgação
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) emitiu um alerta à população sobre um golpe envolvendo o Programa Alerta Celular, criado para ajudar na localização e devolução de celulares roubados ou furtados.
Segundo informações da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GACE/SDS), criminosos estão se passando por autoridades e enviando mensagens falsas às vítimas, afirmando que seus aparelhos foram recuperados.
Na tentativa de enganar, os golpistas pedem que a pessoa forneça informações pessoais, incluindo e-mail e senha do celular. Com esses dados em mãos, os criminosos conseguem acessar o dispositivo e roubar informações confidenciais.
Segundo o delegado Ramon Teixeira, quando há necessidade de contato, a Polícia Civil utiliza canais oficiais, como o WhatsApp do Programa Recupera, apenas para informar que o aparelho foi localizado e orientar o proprietário a comparecer pessoalmente a uma delegacia para reaver o bem. “Em nenhuma hipótese policiais solicitam dados pessoais, bancários ou senhas por mensagens, redes sociais ou e-mail”, reforçou o delegado.
O coronel Hélio Ribeiro, diretor adjunto da Diretoria de Planejamento Operacional da PMPE, complementa: “A Polícia Militar não solicita senha de celular para nenhum cidadão. Pedimos que a população não forneça informações a quem se passar por policial. Se receber mensagens suspeitas, desconsidere e denuncie”, complementou o militar.
Em casos de dúvidas, os cidadãos podem contatar o SAC do Programa Alerta Celular pelo WhatsApp (81) 984943219.