A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) aponta que o último mês de junho foi o que menos registrou casos de violência no sistema de transporte coletivo, na Região Metropolitana do Recife (RMR), em cerca de três anos. No total, foram registrados 25 casos, 14 a menos que em junho de 2024. Considerando o mesmo período, apenas na capital pernambucana a redução foi de 30%, saindo de 23 para 16 casos.
Do ponto de vista da atuação policial, nos seis primeiros meses de 2025, a Polícia Militar (PMPE) realizou 21.705 abordagens a veículos, revista a 276.895 pessoas, 641 prisões, apreensão de 80 armas brancas e de 5 armas de fogo, por meio da Operação Transporte Seguro. Já a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) fez 12 prisões e instaurou 181 procedimentos de roubos a ônibus, dentre eles, 169 inquéritos policiais.
Uma das prisões foi contra um homem de 28 anos investigado por cometer, ao menos, nove assaltos a ônibus na RMR. A ação policial aconteceu no último dia 2 de julho, no bairro do Coque, no Recife. O suspeito abordava os veículos em movimento para realizar os assaltos. Ele também é investigado por outros crimes, a exemplo de uma tentativa de latrocínio.
Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), a redução nos índices de violência no sistema de transporte coletivo na RMR é resultado da atuação da Força-Tarefa Coletivos. Criada em agosto de 2017, a “FT Coletivos” realiza encontros quinzenais para mapear as áreas e horários que são mais suscetíveis a assaltos a ônibus. Ao longo do primeiro semestre, 12 reuniões foram realizadas pela SDSjunto a representantes do Grande Recife Consórcio de Transporte e de empresas de transporte coletivo.
As forças de segurança realizam ações integradas em corredores de grande fluxo da RMR, além de operações de bloqueio e abordagens em coletivos promovidas pelos batalhões – em parceria com o BPChoque, a Rocam e a Radiopatrulha.