O delegado Luiz Alberto Braga, filmado atirando em um jovem durante briga em uma festa no Forte dos Remédios, na ilha de Fernando de Noronha, foi afastado das funções por 120 dias. A determinação, assinada pelo secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, foi publicada na noite dessa terça-feira (6), um dia após a confusão.
A Corregedoria da SDS também determinou a instauração de processo administrativo disciplinar especial (Pade) para apurar a conduta do delegado.
Testemunhas relataram que o delegado teria discutido com a companheira durante a festa, na noite do domingo (4). Pouco depois, ele teria visto a mulher conversando com o ilhéu Emmanuel Pedro Gonçalves Apory, de 26 anos, e teria ficado com ciúmes.
Pouco antes de 1h da segunda-feira, uma câmera de segurança registrou o momento em que o delegado abordou Emmanuel na saída de um banheiro. Luiz chegou a empurrar e, em tom agressivo, apontou o dedo para o rosto da vítima. Depois de outro tapa, Emmanuel reagiu, iniciando uma luta corporal. Na sequência, o delegado sacou a arma do bolso, atingindo uma perna da vítima.
Luiz Alberto chegou ao Recife ainda na tarde da segunda-feira. Ele prestou depoimento no Grupo de Operações Especiais (GOE), no bairro do Cordeiro, entregou a arma de fogo e foi liberado pela Polícia Civil de Pernambuco, sem ser autuado em flagrante.
O caso segue sob investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Luiz Alberto cumpria plantão na Delegacia de Fernando de Noronha, cobrindo férias do delegado titular. Ele é lotado na Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas, no Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife.
Com o retorno de Luiz para à capital, o delegado Marcos de Castro foi designado e já está atuando em Noronha.