Serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) estarão suspensos nesta sexta-feira (30) e sábado (31) para atualização da base de dados de todos os sistemas para o ano de 2023. Com isso, a sede do Detran-PE, na Iputinga, os expressos cidadão, as lojas nos shoppings e as Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito), não abrem para atendimento nos dois dias. No período, também fica indisponível o site do órgão (www.detran.pe.gov.br) e todas as suas funcionalidades.
De acordo com a diretora de Atendimento do Detran-PE, Ana Teresa Vieira, a medida é necessária para deixar os sistemas aptos para as rotinas do próximo ano, como o licenciamento/IPVA 2023 e taxas do Detran. Ela esclarece que departamentos de trânsito de outros estados, já estão em período de manutenção, deixando indisponível a comunicação. Diante disso, as transferências de veículos entre estados, só poderão ocorrer a partir do próximo ano.
A Diretora alerta ainda, que quando se tratar de transferência dentro do próprio estado, a recomendação é fazer até o final do ano, pois deixando para 2023 o proprietário deve, obrigatoriamente, quitar o IPVA em cota única.
Os usuários que precisarem acessar os serviços disponibilizados pelo Detran-PE, como o site, por exemplo, devem antecipar a solicitação até esta quinta (dia 29). Na homepage do órgão é possível imprimir boletos para pagamentos de taxas, agendar exames teóricos, práticos, médicos e psicológicos, acompanhar o andamento de processos para veículos, habilitação e protocolos. Na página também é possível realizar a simulação de testes para aquisição da habilitação, além de ter acesso a apostilas/cartilhas voltadas para educação de trânsito.
A suspensão dos serviços também considera o feriado bancário, previsto para o dia 30, que limita a possibilidade de pagamento de diversas taxas referentes a veículos e habilitação. Visando a segurança nas estradas, o Detran-PE mantém as operações “Trânsito Seguro” e “Rota de Fuga”, em pontos variados do Recife, Região Metropolitana, Litoral Norte e Sul, e cidades do Interior, verificando documentação dos veículos, equipamentos obrigatórios e realizando testes com bafômetros.