Os servidores públicos da Prefeitura do Recife deflagraram greve às 0h desta quarta-feira (30), em protesto ao reajuste salarial de 1% retroativo a janeiro e mais 0,5% a partir de julho, oferecido pela gestão municipal. De acordo com o Sindicato dos Servidores Municipais do Recife (Sindsepre), não houve avanço nas negociações entre a categoria e a Prefeitura.
A greve interfere no funcionamento de empresas como a Autarquia de Urbanização do Recife (URB), a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e a CONVIVA – Mercados e feiras. Também aderiram à greve os nutricionistas escolares e assistentes administrativos. Nesta quarta (30), a categoria está organizada em comando de greve para decidir os rumos do movimento. Até o momento, um próximo protesto está marcado para a próxima terça-feira (6).
O assunto também foi debatido na Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (29). Ao término da sessão, o presidente Romerinho Jatobá anunciou que os vereadores Osmar Ricardo (PT), presidente do Sindsepre; Rinaldo Junior (PSB); Luiz Eustáquio (PSB); Júnior de Cleto (PSB); Felipe Alecrim (Novo) e as vereadoras Ana Lúcia (Republicanos) e Jô Cavalcanti (PSOL) vão acompanhar as negociações entre a Prefeitura e servidores.