Foto: Divulgação/SpaceX
A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, lançou nesta quinta-feira (14) o terceiro voo teste da Starship, a maior nave do mundo. O lançamento ocorreu por volta das 10h25 e deve durar 1 hora.
Inicialmente, o lançamento do chamado Terceiro Teste de Voo Integrado (IFT-3) estava programado para às 9h, mas precisou ser adiado. Primeiro, para que fossem retiradas embarcações da área de retenção no Golfo do México. Depois, em razão dos fortes ventos no local. Cerca de 2min40s após a decolagem, houve a separação dos estágios. A descrição da missão da SpaceX diz que a duração do voo será de 65 minutos, até o estágio superior cair no oceano, se tudo correr conforme o planejado.
Segundo a empresa, o Super Heavy caiu no mar, no Golfo do México, como previsto. No entanto, a empresa não transmitiu esse momento, por isso, não dá para confirmar o sucesso do pouso.
“Não acendeu todos os motores que esperávamos e perdemos o propulsor”, disse o porta-voz da SpaceX, Dan Huot, durante a transmissão ao vivo. “Teremos que analisar os dados para descobrir exatamente o que aconteceu, obviamente”.
O novo teste acontece quatro meses após a segunda tentativa. Os outros dois experimentos acabaram com explosões dos foguetes poucos minutos após a decolagem.
De acordo com a SpaceX, entre os objetivos mais ousados do voo estão:
- A queima de subida bem-sucedida de ambos os estágios, abrindo e fechando a porta de carga útil da Starship;
- Uma demonstração de transferência de propelente durante a fase costeira do estágio superior;
- A primeira religação de um motor Raptor no espaço;
- Uma reentrada controlada.
Além disso, segundo a empresa de Elon Musk, o foguete também voará em uma nova trajetória, destinado a cair no Oceano Índico e não no Pacífico, como era o plano nas duas primeiras tentativas. Esse novo trajeto vai permitir à equipe experimentar novas técnicas, como a queima de motores no espaço, ao mesmo tempo em que garante mais segurança.
Esses objetivos tornam o terceiro voo da Starship mais ambicioso do que os dois voos anteriores do foguete.
https://x.com/SpaceX/status/1768260586046206412?s=20