Após a deflagração da greve pelos trabalhadores da Compesa, nesta segunda-feira (13), a estatal garante que “todos os serviços estão sendo prestados normalmente, sem qualquer interrupção”. Na última quinta-feira (9), a categoria aprovou a greve por tempo indeterminado em assembleias descentralizadas nas cidades de Recife, Caruaru e Petrolina.
De acordo com o Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (Sindurb-PE), a mobilização da categoria atende ao compromisso “com a luta coletiva por respeito, valorização e por um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) justo”. Nas assembleias, os trabalhadores da Compesa rejeitaram as duas propostas apresentadas pela Companhia, e ainda em nota, o Sindurb-PE destacou o “descontentamento com a falta de avanços concretos nas negociações”.
A greve deflagarada pela categoria se dá em meio às tratativas para a concessão parcial dos serviços de distribuição de água e coleta de esgoto. Os trabalhadores pedem que seja garantida a estabilidade no emprego dos servidores por 35 anos, tempo estimado para concessão dos serviços à iniciativa privada.
Uma reunião de conciliação entre a Compesa e o Sindurb-PE está marcada para a tarde desta segunda-feira (13) no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), no Bairro do Recife. Além disso, atos foram marcados pela categoria em frente às sedes operacionais da Compesa no Recife e no interior.
Fonte: CBN Recife






















