O Twitter foi eleito a rede social mais tóxica da Internet, segundo um estudo feito pela empresa de comunicação SimpleTexting. O levantamento foi realizado nos Estados Unidos, em março de 2022, com pouco mais de mil usuários de redes sociais com idade entre 18 e 75 anos. O objetivo era descobrir quais plataformas eram consideradas mais ou menos tóxicas pelo público, levando em conta aspectos como circulação de discurso de ódio, desinformação e cyberbullying.
Para isso, os entrevistados classificaram de 1 a 10 a nocividade de sete redes sociais: Twitter, Facebook, Reddit, TikTok, Snapchat, Instagram e YouTube, sendo 1 para pouca toxicidade e 10 para muita toxicidade.
O Twitter foi considerado a rede social mais tóxica, com uma média final de 7,82. O microblog é conhecido por ser palco para discursos agressivos e cancelamentos rápidos. Além disso, os usuários acham mais difícil estabelecer debates saudáveis na rede social, em parte devido ao limite de caracteres por postagem – só é possível escrever 280 caracteres por tuíte.
A segunda rede social mais tóxica para os entrevistados foi o Reddit, com média de 7,63. Em terceiro lugar, com uma média de 7,47, aparece o Facebook, rede social que já sofreu diversas críticas pelo alto índice de circulação de desinformação e fake news. Logo após vêm: TikTok, com 6,83; Instagram, com 6,59; Snapchat, com 5,72 e YouTube, com 5,38.
Confira o ranking:
- Twitter – 7,82
- Reddit – 7,63
- Facebook – 7,47
- TikTok – 6,83
- Instagram – 6,59
- Snapchat – 5,72
- YouTube – 5,38.
Fonte: TechTudo