Com a chegada do período de festividades de fim de ano, e com ele o aumento no número de acidentes de trânsito, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) deflagrou, nesta terça (12), a Operação Fim de Ano, para intensificar a fiscalização nas ruas e avenidas do Recife.
Até o dia 31 de dezembro, os agentes de trânsito realizarão blitezs, diariamente, em dois pontos da capital pernambucana.
De acordo com a autarquia, 20 agentes de fiscalização vão atuar em bloqueios distribuídos nas regiões da Zona Sul e Norte, além da área Central da Capital. Os locais de blitz serão diferenciados e com base nos maiores pontos de acidentes de trânsito.
Os pontos não serão informados com antecedência para evitar que motoristas consigam “furar” as blitze. As atividades serão desenvolvidas em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS).
A intensificação das blitze têm o objetivo diminuir os registros de acidente de trânsito.
De acordo com a CTTU, em dezembro de 2022, o número de acidentes foi 47% maior do que o notificado no mesmo período de 2021.
Em dezembro de 2021, houve 123 acidentes. Um ano depois, aconteceram 181 casos na cidade. Do total de acidentes registrados em 2022, 77% envolveram motocicletas. A CTTU disse, ainda, que 45% dos acidentados tinham entre 20 a 29 anos de idade.