A cidade do Recife segue dando continuidade às mais de 40 prévias gratuitas para o Carnaval até a subida do Galo na Ponte Duarte Coelho, no próximo dia 26. Nesta quarta (12) três eventos gratuitos acontecerão pela capital pernambucana.
Graças, Pátio de São Pedro e Mangabeira serão os palcos da folia para a escolha do Rei e Rainha da Pessoa Idosa do Carnaval do Recife 2025, o ensaio aberto do Tumaraca no Encanto da Alegria e o primeiro dia do Concurso de Passistas 2025. Confira:
Concurso de Rei e Rainha do Carnaval da Pessoa Idosa
O evento acontecerá na sede da AABB, no bairro das Graças, na Zona Norte da cidade a partir das 14h, e promete reunir muita alegria e animação entre os participantes. Os candidatos possuem 60 anos ou mais representam um Grupo de Convivência, uma das Academias da Cidade, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) ou entidades em geral que trabalhem com a temática do envelhecimento e pessoas idosas.
Os vencedores do concurso receberão R$ 5 mil, além do reconhecimento e da oportunidade de representar o grupo no Carnaval do Recife. O Rei e Rainha irão também recepcionar os foliões no 22º Baile Municipal da Pessoa Idosa, previsto para o dia 25 de fevereiro, no Classic Hall.
Ensaio Tumaraca
A partir das 19h, a Nação Encanto da Alegria receberá o público no Largo da Mangabeira, na Zona Norte do Recife, ao lado do Bar do Meninão. O encontro irá reunir os batuqueiros do Encanto da Alegria, que também integra o desfile de Agremiações 2025 sob o tema ‘O Encanto e a Sorte do Povo da Rua’, com homenagem a Sra Boca da Mata e Cigana Saray, representatividade da Jurema Sagrada.
O ensaio terá a co-regência de Lucas dos Prazeres, que estará à frente do espetáculo Tumaraca, que reúne, há 22 edições, diversas nações de maracatu de todo o estado, que já foi orquestrado e conduzido pelo mestre Naná Vasconcelos por vários anos, abrirá a programação da quinta-feira (27), com o tema “Maracatu Futuro Ancestral”.
Este ano, 13 nações de maracatu vão se reunir na celebração, tocando juntas sob a direção artística de Lucas dos Prazeres, com direção criativa de Deyse Leitão, Rubinho Petty e Fábio Sotero. Farão parte do Tumaraca os maracatus: Cambinda Estrela, Encanto do Dendê, Porto Rico, Raízes de África, Encanto do Pina, Encanto da Alegria, Aurora Africana, Estrela Dalva, Nação Tupinambá, Xangô Alafin. Leão da Campina, Estrela Brilhante do Recife e Estrela Brilhante de Igarassu.
Concurso de Passistas
O primeiro dos dois dias de disputa acontece nesta quarta (12), e a concentração dos participantes começa às 18h30, com início do concurso às 19h, no Pátio de São Pedro, no centro da cidade. Ao todo, 107 passistas se apresentarão na disputa que está dividida em dois dias e por categorias.
O Concurso de Passistas, com resultado a ser divulgado no final das apresentações de cada um dos dias, está dividido em 5 categorias, entre feminino e marculino: Infantil, com crianças de 6 a 11 anos; Juvenil 1, para adolescentes de 12 a 14 anos; Juvenil 2, com a inscrição de adolescentes entre 15 e 17 anos; Adulto, com jovens acima de 18 anos; e o Passista de Rua, também para dançarinos acima dos 18.
Na categoria Infantil não há premiação. Os pequenos se apresentam como incentivo para que mais gerações pratiquem e vivenciem a arte do frevo.