Após a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) determinar torcida única nos jogos entre Sport, Santa Cruz e Náutico no Campeonato Pernambucano de 2024, os clubes acionaram o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), que liberou a presença de duas torcidas nos clássicos do Estadual. A mudança foi publicada no site da federação na tarde da quinta-feira (25).
A proibição inicial foi anunciada pela FPF na segunda-feira (22), dois dias após confrontos entre torcidas organizadas deixarem dois torcedores e um policial militar baleados.
A determinação do TJD tem caráter provisório, mas já é válida para o próximo Clássico das Emoções, entre Santa Cruz e Náutico, que acontece no sábado (27), no Estádio do Arruda, na Zona Norte do Recife.
Em sua decisão, o auditor Berillo de Souza Albuquerque Júnior:
- Concordou com o argumento dos clubes de que a proibição de torcida visitante é necessária para o apoio dos times e sua ausência causaria desequilíbrio na competição em favor da equipe mandante;
- Mencionou decisões anteriores similares do Superior Tribunal de Justiça Desportiva;
- Citou o próprio Regulamento Geral das Competições da FPF, que prevê ao clube visitante o direito à reserva de “20% da capacidade do estádio ou da capacidade permitida pelos órgãos de segurança desde que se manifeste em até três dias úteis antes da partida”.
O mérito da ação será julgado na terça-feira (30) pelo Pleno do TJD e terá como relator o auditor que assinou a liberação atual. Mesmo tendo acatado a decisão, a Federação disse, em nota, que vê a torcida única como melhor para a sociedade e a “segurança do cidadão e do patrimônio público e privado”.