As vendas do varejo brasileiro para o Dia das Mães de 2023 devem cair 4,1% na comparação com 2022, segundo projeção divulgada nesta terça-feira (2) pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
A expectativa da entidade empresarial é de um volume de negócios de R$ 13,17 bilhões, após a marca de R$ 13,73 bilhões no ano passado.
Se confirmado, o novo resultado (R$ 13,17 bilhões) será o mais baixo em três anos. Ou seja, desde 2020 (R$ 8,29 bilhões), quando o comércio sentiu as restrições da pandemia de Covid-19. Os dados foram ajustados pela inflação.
O Dia das Mães, diz a CNC, é considerado o Natal do primeiro semestre para o varejo. Em 2023, a data será celebrada no dia 14 de maio.
A entidade atribui a projeção de queda nas vendas aos reflexos do crédito mais caro para os consumidores, já que os juros permanecem em nível elevado no país.
“A despeito da desaceleração dos níveis gerais de preços, as condições de consumo se mostram desfavoráveis à ampliação das vendas nesta data em virtude do aumento dos juros na ponta ao consumidor”, avalia a CNC.
Em meio a esse cenário, os segmentos do comércio mais dependentes das condições de financiamentos tendem a registrar “perdas expressivas” no Dia das Mães, aponta a CNC.
Eletroeletrônicos e utilidades domésticas (-13,9%), produtos de informática e comunicação (-9,7%) e móveis e eletrodomésticos (-3,8%) fazem parte da lista.
Fonte: Folha de S. Paulo