Chegou à Itália na madrugada desta segunda-feira (09), a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) enviada para resgatar os brasileiros que estão na zona de conflito entre Israel e o grupo Hamas. O voo saiu de Natal (RN) e teve duração de nove horas, e o avião é um dos seis que vão ser utilizados na missão.
Segundo os últimos dados do Itamaraty, três brasileiros, que também têm cidadania israelense, estão desaparecidos. Outro, que estava hospitalizado, já recebeu alta. Mais de mil pessoas já pediram para voltar para o Brasil.
O Ministério da Defesa confirmou neste domingo (8) que os integrantes da missão estão aguardando um posicionamento do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para iniciar a viagem até a área de guerra. Médicos e psicólogos estão na equipe para prestar suporte aos brasileiros repatriados.
A Embaixada brasileira em Tel Aviv já colheu os dados de cerca de 1 mil brasileiros hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém interessados em voltar ao Brasil. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a maioria é de turistas que estão em Israel.
O Itamaraty diz que segue acompanhando a situação dos turistas e das comunidades brasileiras na região. A estimativa é que 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina, a grande maioria fora da área afetada pelos ataques.