Após proibir a venda de pomadas capilar, por provocar reações alérgicas em algumas mulheres, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu, nesta segunda-feira (20), as pomadas para cabelo que podem voltar ao mercado.
A lista é composta por produtos com até 20% de concentração de Ceteareth-20, uma substância emulsionante relacionada ao aumento significativo do risco de cegueira quando usado em altas dosagens.
As pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos que não foram incluídas à lista da agência continuam com a venda suspensa, considerando os relatos de eventos adversos graves relacionados à intoxicação ocular.
De acordo com a Anvisa, a investigação sobre os produtos permanece em andamento e, por enquanto, apenas as altas dosagens de Ceteareth-20 foram associadas à intoxicação.
“Dessa forma, como medida de precaução, fez-se oportuno manter a interdição cautelar para os produtos que estejam nessa condição, permitindo o retorno ao mercado de parte dos produtos que possuem essa substância abaixo da concentração de 20% em suas fórmulas”, informa a agência.
Entre os cerca de 2,5 mil produtos regularizados inicialmente, apenas 930 poderão retornar ao mercado neste primeiro momento. A lista completa foi atualizada no site da Anvisa.
Desde o início do ano, a Anvisa já cancelou a autorização de 635 produtos por motivos como uso de ingrediente não autorizado ou fora do limite, ausência de declaração do responsável técnico da empresa e falta de documentos sobre estudos e testes solicitados.