Associação Brasileira de Comércio Eletrônico aponta que a Black Friday, comemorado nesta sexta-feira (24), deve movimentar R$ 6,92 bilhões em vendas, uma alta de 14,3% em relação ao ano anterior, quando a Black Friday disputou espaço com a Copa do Mundo e sofreu o baque da inflação nas alturas e da confiança do consumidor em baixa.
Segundo a Neotrust, empresa de dados com foco no comércio digital, a Black Friday de 2023 deve gerar um faturamento 12% maior que a do ano passado para as varejistas on-line. Nos primeiros vinte e dois dias de novembro, a consultoria identificou aumento do gasto médio por consumidor, de 7,9%, atingindo a marca de R$ 495,95. Os eletrodomésticos, de acordo com a consultoria, lideram em número de pedidos, com 916 mil.
“Como categorias mais caras, como ar-condicionado, cresceram, o ticket médio também subiu em uma proporção maior. Esse é o grande destaque, por causa da onda calor”, diz Luis Otavio Cambraia, Head de Vendas da Neotrust.
Com as temperaturas extremas, itens como ventilador e ar-condicionado vão impulsionar as vendas da Black Friday este ano, com as categorias de eletrodomésticos e eletroeletrônicos puxando os carrinhos de compras.
No Mercado Livre, quatro dos dez itens mais buscados pelos consumidores na quinta-feira, véspera da data, estavam relacionados às altas temperaturas: ventilador, ar-condicionado, ar condicionado portátil e ar condicionado inverter. A empresa de e-commerce contratou 7,2 mil trabalhadores temporários para reforçar a temporada de vendas de fim de ano.