Os dados mais recentes da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) indicam que os casos de Covid-19 no Estado dispararam em um intervalo de um pouco mais de um mês.
Segundo a SES, a quantidade de diagnósticos positivos para a infecção passou de 89 para 776 entre a última semana de outubro e os primeiros dias de dezembro. Os registros indicam ainda que a cobertura da vacina bivalente é de 13%.
Ainda de acordo com a secretaria, 97% das notificações são de casos leves, que não necessitam de internação.
Para a secretaria de Saúde, o aumento dos índices “pode ser resultado da maior intensidade de aglomeração e circulação de pessoas”, além do relaxamento das práticas de prevenção, como a higienização das mãos e o uso de máscara por pessoas com sintomas de infecção respiratória.
A divulgação dos dados foi feita num momento em que o estado mantém uma baixa cobertura de vacinação contra a Covid-19 com o imunizante bivalente.
Segundo a SES, apenas 12,86% da população com idade a partir dos 18 anos tomou a vacina bivalente, que protege não só das primeiras variantes do vírus, como também da ômicron e subvariantes.
Para tomar a bivalente, é necessário ser maior de idade e ter tomado, no mínimo, as duas primeiras doses de imunizante.