Foto: X/@a_pleiade/Reprodução
Um cometa conhecido como o “Cometa do Diabo” passará próximo ao Sol e será visível aqui do Brasil. Maior que o monte Everest, segundo as estimativas astronômicas, ele só é visível da Terra a cada 71 anos, aproximadamente, pouco menos tempo que o Cometa Halley, e já pode ser avistado em algumas partes do Hemisfério Norte.
No Hemisfério Sul, inclusive no Brasil, ele só será visível a olho nu ou com binóculos ao redor de 19 e 20 de abril. Será necessário mirar o oeste durante o por do sol até o início da noite. Como ele estará muito baixo no céu, perto do horizonte, será preciso encontrar um lugar com vista mais aberta para admirá-lo.
Oficialmente denominado 12P/Pons-Brooks, o Cometa do Diabo poderá ser avistado entre 17h45min e 18h20min aqui no Nordeste. Já no Norte, mais especificamente no Acre, o cometa permanecerá visível até por volta das 19h50min, devido à localização do estado no extremo oeste do Brasil.
“A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, a uma altura de cerca de 15 graus”, explica Felipe Monteiro, astrofísico e pós-doutor do Observatório Nacional, ao Estadão.
O nome “Cometa do Diabo” faz referência ao seu formato de chifre, que é resultante da pressão da radiação solar, formando uma espécie de cauda de gás e poeira. Para aqueles que desejam observar o cometa, uma recomendação importante dos especialistas é o uso de binóculos.