O Instituto Senai de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) implementará uma rede de monitoramento e de prevenção a desastres causados pelas chuvas em uma comunidade vulnerável do Recife. Está prevista a instalação de um amplo sistema de sensores, que alertará sobre a possibilidade de deslizamentos de terra.
A localidade será escolhida ainda na próxima semana, junto à Defesa Civil da cidade, e já deve receber intervenções físicas em meados de março ou abril. O projeto foi aprovado em primeiro lugar no edital lançado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) no último mês de julho e receberá R$ 800 mil para sua execução, iniciada em novembro de 2022. Quando finalizado, o sistema será gerido junto à Prefeitura do Recife.
“Onde aconteceram os principais acidentes são prioridades. Jardim Monte Verde, por exemplo, precisa de um olhar atento. Esperamos que antes de maio, quando as chuvas começam a apertar mais, já estejamos preparados para entregar o serviço experimental e acompanhá-las junto à Defesa Civil”, afirmou. Ricardo Brazileiro, pesquisador líder do instituto e coordenador técnico do projeto.