O Governo de Pernambuco anunciou, na terça-feira (11), após uma reunião entre representantes das secretarias de Educação e Esportes e de Defesa Social de com gestores das Gerências Regionais de Educação, que um sistema de reconhecimento facial deve ser adotado como parte de um plano de segurança integrado voltado para as escolas do estado.
De acordo com a secretária de Educação e Esportes de Pernambuco, Ivaneide Dantas, o reconhecimento facial seria uma das medidas práticas tomadas pela gestão estadual. “Teremos ações de videomonitoramento nas escolas, reforço da patrulha escolar, central de monitoramento a ser implementado em cada regional e o reconhecimento facial. Essa é uma política preventiva, de reação a essa violência iminente”, disse a titular da pasta.
Até o momento, não há prazo para a medida ser implementada na rede Estadual.
Ivaneide Dantas anunciou ainda a criação de um plano de segurança para as escolas, com ações a curto, médio e longo prazo. Uma das medidas é o reforço da Patrulha Escolar – rondas feitas por viaturas da Polícia Militar nas instituições da rede estadual.