A Gal Costa, Caetano Veloso e João Gilberto, foram incluídos na lista dos 200 melhores cantores da história divulgada pela revista americana “Rolling Stone” neste domingo (1º). O ranking, que já teve outras versões, ganhou uma atualização.
João Gilberto (1931-2019) ficou com o 81º lugar e Gal Cosa aparece (1945-2022) apareceu na 90ª posição. Caetano Veloso completa o time de brasileiros citados, em 108º.
João Gilberto e Gal Costa foram perfilados pelo jornalista argentino Ernesto Lechner, especialista em música latina. Sobre o cantor e compositor, Lechner (que confundiu sua naturalidade, chamando o baiano de Juazeiro de carioca) diz que foi um dos arquitetos fundadores da bossa nova, “um dos movimentos culturais mais poderosos que surgiram na América Latina”, junto de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. “Mestre da sutileza cosmopolita, o carioca murmurava e sussurrava com uma desenvoltura que fazia cada música parecer uma reunião casual de amigos. Esse estilo – sua poesia e calor – combinava perfeitamente com as narrativas da bossa sobre a contemplação da vida na praia de Copacabana”, escreveu o argentino.