O Instituto Boa Vista (IBV), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, promoverá uma ação de testagem gratuita para HIV, sífilis e hepatites virais, com foco no público LGBTQIA+. A iniciativa busca ampliar o acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento precoce dessas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Os testes rápidos serão disponibilizados nas sextas e sábados, das 18h às 23h30, visando alcançar um maior número de pessoas.
Para se ter ideia, no Brasil cerca de um milhão de pessoas vivem com HIV. Em 2022, foram registrados 16.703 novos diagnósticos, conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) de 2022. Pernambuco registrou 1.046 novos casos de HIV no mesmo ano, sendo o estado com maior número de infecções pelo vírus no Nordeste.
“Esse tipo de ação torna ainda mais relevante para enfrentar o aumento das infecções pelo vírus em Pernambuco. Precisamos reforçar sempre que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e interromper a transmissão dessas infecções”, ressalta o sociólogo e coordenador geral do IBV, Acioli Neto.
Acioli Neto ainda reforça a importância do uso de métodos de prevenção, como o uso de preservativos internos e externos, e recomenda a realização regular de testes para HIV, outras ISTs e hepatites virais, bem como a vacinação para hepatites A e B, e HPV.
“Nacionalmente, o maior índice de infecção ocorre entre os jovens de 25 a 29 anos, que respondem por mais de 20% das notificações, entretanto, todas as idades e orientações sexuais precisam estar atentas ao uso de preservativos, além da Profilaxia pré-exposição (PrEP) e, emergencialmente, a Profilaxia pós-exposição (PEP). É preciso alertar que é necessária a realização regular de testes para HIV, outras ISTs e hepatites virais, bem como a vacinação para hepatites A e B, e HPV”, enfatizou o coordenador do IBV.
A ação acontecerá na rua das Ninfas, 84, no bairro da Soledade, ao lado da Boate Metrópole. Para mais informação através do 81 99533-5254.
Fonte: Assessoria de Imprensa