A 4ª edição da Celebração da Consciência Negra de Ipojuca acontece nos dias 19 e 20/11 em Nossa Sra. do Ó e Porto de Galinhas com apresentações musicais, danças, capoeira, cinema e cerimônia em homenagem a Zumbi dos Palmares
Este ano, o projeto conta com uma programação diversificada que contempla várias atividades culturais e populares do Estado como música, dança e cinema, no município que traz em sua história, traços indeléveis da ancestralidade africana.
No domingo (19), a festa acontece a partir das 18h, na Rua Beijupirá, em frente a feirinha de artesanato do espaço cultural Artur Maroja. Na programação, os moradores e turistas da famosa praia de Porto de Galinhas irão assistir o Cocada Cineclube e curtir as apresentações de grupos de capoeira e maracatu local, e do coletivo de hip hop Nostra Rua e Kilombo Catimbau – Solo Cacau Arcoverde.
Na segunda (20), a celebração acontecerá em dois horários. Pela manhã, a partir das 9h30, no Iroko centenário da Praça do Baobá, no município de Nossa Senhora do Ó, com a participação de estudantes de 4 escolas públicas locais, são elas: Frei Otton, Armando Brito, Anibal Cardoso e Mário Júlio. Após a cerimônia em respeito ao 20 de Novembro e Zumbi dos Palmares com a participação de um historiador local e de povos de terreiros, haverá apresentações culturais com o grupo Mandinga de Capoeira e a Ciranda Porto de Galinhas.
E a noite, em Porto de Galinhas, a partir das 18hs, haverá as apresentações dos grupos locais Coco Caetés, Maracatu Okum Jambá, Associação de Capoeira de Porto com participação especial do Patrimônio Vivo de Pernambuco, o Mestre Galo Preto e show do grupo Mestres do Coco, encerrando as festividades.
A 4ª edição da Celebração da Consciência Negra em Ipojuca vem definitivamente se consolidando como o projeto cultural do município fortalecendo e potencializando sua raiz e vocação natural na realização de eventos populares e de matriz africana. “Pensamos numa programação que atenda aos mais variados públicos, desde crianças e jovens, até os adultos, evidenciando a importância da presença negra na localidade e valorizando grupos culturais que atuem nessa temática. Além deles, também potencializamos e reverenciamos os ritmos urbanos contemporâneos como o hip hop que tem uma forte presença no município e está completando 50 anos no Brasil”, enfatiza o idealizador e produtor executivo do projeto, Marcos Moraes.
A realização é da RFG Produções Culturais com produção executiva do Centro Cultural Farol da Vila e incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. O projeto tem parceria da Prefeitura Municipal de Ipojuca, Secretaria Especial de Cultura e da Associação dos Artesãos e Empreendedores do Espaço Cultural Artur Maroja de Porto de Galinhas.
SERVIÇO:
4ª edição da Celebração da Consciência Negra em Ipojuca
Dias: 19 e 20 de novembro de 2023
Local: Nossa Senhora do Ó e Porto de Galinhas
DOMINGO – 19/11 – 18h em PORTO DE GALINHAS
LOCAL: Rua Beijupirá (em frente a Feirinha de Artesanato)
Atrações Locais: Maracatu Afaias de Porto, Escola de Capoeira Nossa Cor, Coletivo de Hip-Hop Nostra Rua.
Atração Regional: Kilombo Catimbau – Solo Cacau Arcoverde.
SEGUNDA – 20/11 – 9h30 em NOSSA SENHORA DO Ó
LOCAL: Praça do Baobá
Atrações: Mandinga de Capoeira
Cerimônia e Celebração ‘’20 de Novembro – Zumbi dos Palmares’’
Ciranda Porto de Galinhas
SEGUNDA – 20/11 – 18h em PORTO DE GALINHAS
LOCAL: Rua Beijupirá (em frente a Feirinha de Artesanato)
Cocada Cineclube
Grupos Locais: Coco Caetés, Maracatu Okum Jambá, Associação de Capoeira de Porto
Grupos Regionais: Participação especial do Mestre Galo Preto (Patrimônio Vivo de PE) e Mestres do Coco Pernambucano.
www.instagram.com/faroldavila
LINK DA 3º EDIÇÃO:
https://drive.google.com/file/d/1HZxFAJ6pP86jl3Rn_TyTYCp9U-U7A8TY/view
Com informações da Assessoria de Imprensa