A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta segunda-feira (01), a morte de uma paciente de 64 anos, que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), com uma infecção do super-fungo. A causa do óbito, segundo a SES, foi Choque Séptico com foco respiratório.
A mulher deu entrada na unidade por conta de uma infecção respiratória e estava internada desde o dia 18 de junho. Após o diagnóstico da infecção por Candida Auris, a paciente foi isolada. Ao todo, 17 pessoas estiveram no mesmo ambiente que ela e, por isso, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) encaminhou esses pacientes para serem acompanhados e realizarem exames de testagem no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen/PE).
Além disso, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da unidade de saúde garantiu que reforçou as medidas de limpeza e isolamento da área. E para evitar a disseminação do fungo, a entrada de pacientes agora será regulada no hospital.