Após os recentes casos de ataques e de ameaças as escolas do país, o governo de Pernambuco criou nesta terça-feira (11) um número exclusivo para denúncias e comunicação de emergências escolares. Por meio do telefone 197, disponível 24 horas por dia, poderão ser comunicados suspeitas e atos violentos. A ferramenta pode ser usada por estudantes, responsáveis e professores.
Além disso, o governo também criou um protocolo para intensificar o monitoramento de possíveis atos violentos nas escolas e creches.
De acordo com a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, as denúncias feitas no 197 serão tratadas com prioridade.
O anúncio foi feito durante reunião das forças de segurança e agentes de educação no Centro Integrado de Comando e Controle (CCICR) do governo, no Centro do Recife.
Segundo a secretária de Educação e Esportes de Pernambuco, Ivaneide Dantas, a ideia é que o protocolo de segurança sirva de referência para todas as escolas de Pernambuco, tanto públicas quanto particulares. Um dos primeiros passos é a realização de reuniões com pais e responsáveis.