Por causa das compras de fim de ano, o comércio do Centro do Recife ganhou reforço de policiamento. Até dia 31 de dezembro, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL-Recife), vai aumentar o efetivo nos três bairros de maior movimentação no comércio na região central da capital pernambucana: Santo Antônio, São José e Boa Vista.
A Operação Papai Noel, como é chamada, ocorre anualmente com o objetivo de diminuir os assaltos mais frequentes nessa época do ano por causa do aumento da circulação de pessoas pelas lojas do centro. O policiamento extra ficará pelas ruas sempre das 6h30, ou seja, pouco antes da abertura do comércio, até as 22h, horário que as lojas também já devem estar fechadas.
Os policiais farão rondas ostensivas e preventivas em viaturas motorizadas, como carro e moto, a cavalo (Cavalaria), a pé e com cães (CipCães). O Ciclopatrulhamento, que atua de bicicleta, também auxiliará na operação.
O comandante do 16º Batalhão da PM, tenente-coronel Wagner Meneses, afirmou que a Operação Papai Noel começou na última quarta-feira, no feriado da Proclamação da República.
“A operação foi acionada para que possa aumentar a segurança de todos os cidadãos que circulam nessa área e coibir qualquer crime que possa acontecer. Os policiais vão estar em várias modalidades, como canil, cavalaria, motos, carros e até bicicletas”, disse.