A requalificação da Ponte 12 de Setembro, mais conhecida com Ponte Giratória, no bairro do Recife, avançou para a etapa final, neste domingo (8), quando a via no sentido Centro-Sul começou a ser interditada. Pela manhã, o trânsito fluiu normalmente.
O trabalho iniciado é para inspecionar as condições estruturais da parte superior da laje, para averiguação de possíveis patologias para que as intervenções necessárias sejam feitas.
Para isso, parte do asfalto precisou ser removida para que a camada de concreto dela fosse analisada tecnicamente. Se tudo estiver na normalidade, o local será reasfaltado e o trânsito liberado ainda nesta semana. Inicialmente, a previsão é que os trabalhos de requalificação sejam concluídos até o final do ano.
A Ponte Giratória liga o bairro de São José ao bairro do Recife, conectando a Avenida Alfredo Lisboa e o Cais da Alfândega ao Cais de Santa Rita. O investimento inicial na recuperação da estrutura é de R$ 9,4 milhões e os principais serviços estão sendo executados na parte inferior do tabuleiro da ponte, com a remoção da camada de nata de cimento, de modo a garantir a aderência do concreto de recomposição da seção estrutural, ancoragem da tela soldada em aço e posterior aplicação de revestimento de concreto projetado para recomposição da seção da célula/laje.
A parte rodoviária passará pela recuperação do tabuleiro da ponte com a execução de 4,5 mil m² de concreto projetado para formação de uma capa de concreto armado com tela de aço; reconstituição de aproximadamente sete toneladas de aço da superestrutura; recuperação do guarda-corpo; substituição de 24 aparelhos de apoio, dentre outras intervenções.
Mudança afeta 11 linhas de ônibusDe acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, devido à intervenção na Ponte Giratória, 11 linhas de ônibus que passam pelo local terão os roteiros alterados. São elas:
032 – Setúbal (Conde da Boa Vista);
041 – Setúbal (Opcional);
521 – Alto Santa Isabel (Cde. Boa Vista);
064 – Piedade (Opcional);
612 – Morro da Conceição (Cruz Cabugá);
622 – Vasco da Gama (Cruz Cabugá);
642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo);
107 – Circular (Cabugá/Prefeitura);
712 – Alto do Pascoal (Somente aos domingos);
014 – Brasília (Conde da Boa Vista);
018 – Brasília Teimosa;
071 – Candeias.
Com informações da Folha PE