A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), reuniu, na tarde de ontem (7), os 14 prefeitos da Região Metropolitana do Recife para tratar de ações de prevenção contra incidentes com tubarões no Estado.
Além da cooperação técnica e científica firmada com as universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE), através da assinatura de um protocolo de intenções, o governo do estado também fará parte do comitê os representantes ministérios da Pesca e de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo federal.
“As Universidades Federal e Estadual de Pernambuco serão membros permanentes do Cemit, assim como convidamos as cidades litorâneas, onde têm incidência com tubarão, para participarem de maneira efetiva, porque as soluções estão nas mãos de todos. É importante dizer que há 40 anos se estuda o tema em Pernambuco e já existe o mapeamento das ações de curtíssimo, curto, médio prazo a serem feitas. De maneira imediata, iremos aditivar um convênio que existe já com o Porto de Suape para fazer a chipagem dos animais e o monitoramento deles, seja por drone, navios ou barcos”, ressaltou Raquel Lyra.
A governadora de Pernambuco também reconheceu a necessidade de realizar um concurso público para aumentar o efetivo do Corpo de Bombeiros e dar condições de intensificar o trabalho de fiscalização das áreas de riscos envolvendo os tubarões.
“Esse problema já atinge Pernambuco há muito tempo e estamos estudando a recomposição dos quadros, mas precisa haver concurso público, não conseguimos suprir isso de imediato. Nós vamos abrir concursos novos, mas precisamos do apoio dos municípios para cumprirem seu papel, com a guarda municipal, educadores ambientais, restabelecido os convênios”, declarou a governadora, após encerramento do segundo encontro promovido com os gestores da RMR.