Uma manhã de muita alegria para 600 famílias que viviam em áreas de vulnerabilidade social, a maioria em palafitas, da capital pernambucana. A Prefeitura do Recife entregou, nesta quinta-feira (21), os habitacionais Encanta Moça 1 e 2, no bairro do Pina, Zona Sul da cidade. O prefeito João Campos e o ministro das Cidades, Jader Filho, participaram da cerimônia.
“Hoje é um dia muito especial para a nossa cidade. A gente está realizando o sonho da cidade e das famílias que viviam nas palafitas. Uma das maiores entregas que o Recife já viu. E esse dia não seria possível se a gente não tivesse uma grande política nacional de habitação de volta ao nosso país. Aqui está um exemplo de como é importante ter um pacto federativo que funcione. Políticas públicas que funcionem para transformar vidas. O presidente Lula voltou com o Minha Casa, Minha Vida. E vai voltar a esperança também das pessoas de terem suas casas próprias. Pessoas que estavam há 12 anos numa palafita e que, agora, vão ter o direito de passar o Natal dentro de suas casas. Para além do habitacional, a gente tem um parque, uma creche e uma unidade de saúde sendo construída aqui. Um complexo de mais de 150 milhões com recursos da Prefeitura”, destacou o prefeito João Campos.
As chaves dos habitacionais Encanta Moça 1 e 2 serão entregues gradativamente às famílias previamente cadastradas das palafitas do Rio Pina; outras que hoje ocupam áreas não edificáveis na região beneficiada pelo projeto de urbanização; e ainda as que foram afetadas pela construção da Via Mangue. Após o cadastro feito pelas equipes da Prefeitura, a Caixa Econômica Federal avaliou o perfil das famílias para confirmar que elas se encaixam nos critérios do programa Minha Casa Minha Vida. Todos os títulos de propriedade já foram entregues.
Após a entrega dos apartamentos, as mudanças das famílias serão feitas pela Prefeitura do Recife juntamente com a equipe social da Autarquia de Urbanização do Recife (URB). Todo o processo deve levar cerca de 30 dias para ser concluído.
Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife