As causas do desabamento do teto do Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, foram levantadas em um laudo pericial entregue pelo Instituto de Criminalística (IC) Professor Armando Samico, que enviou agentes ao local por diversas vezes, desde que tudo aconteceu, para averiguar o que teria contribuído para o colapso da estrutura.
A tragédia deixou dois mortos e diversos feridos, durante uma distribuição de cestas básicas. O acidente aconteceu em 30 de agosto de 2024.
Concluído em 25 de novembro, o documento, assinado pelo perito criminal Fernando Luiz da Silva, diz que toda a estrutura metálica do santuário foi danificada. Isso inclui a coberta e a manta asfáltica da estrutura.
O laudo também informa que a peça de apoio da quinta treliça, mais precisamente os chumbadores (parafusos), exibiam maior concentração de oxidação, contudo não havia neles solução de continuidade, e sim, leves deformações acidentais, o que significa dizer que todos perderam a capacidade de aderência ao local onde se encontravam fixados.
Fonte: Folha de Pernambuco