O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) retomou o cadastramento biométrico exclusivamente para eleitores que votam no Recife. O serviço havia sido interrompido em março de 2020, como medida sanitária por causa da pandemia da Covid-19.
Para fazer o cadastramento, é necessário agendar no site do TRE, escolhendo o serviço de “revisão (atualização de dados)”. O atendimento acontece no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, no Centro da cidade, de segunda a sexta, das 8h às 14h.
De acordo com a Justiça Eleitoral, após cadastrar as impressões digitais e fotografia no banco de dados, o processo de identificação durante as votações é agilizado. Novos eleitores, que vão tirar o primeiro título, já passam a contar com a coleta biométrica nos seus registros.
O cadastramento é obrigatório para o público que for tirar o título de eleitor pela primeira vez. Já para quem tirou o título na época em que o serviço estava suspenso, o cadastro não é obrigatório.
“Esse eleitor [que tirou o título durante a suspensão do cadastramento da biometria] também pode vir cadastrar, mas não é obrigatório”, afirmou o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos.
Ainda segundo o tribunal, os servidores receberam treinamento antes da retomada do serviço para se atualizarem sobre o sistema de coleta e processamento da biometria.