Após três ataques de tubarão em menos de 15 dias nas praias do Grande Recife, o governo de Pernambuco vai anunciar medidas para evitar novos incidentes. Haverá investimentos para a retomada das pesquisas e do monitoramento dos tubarões – interrompidos desde 2014.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente ficará responsável pelos estudos a partir de agora, tirando a responsabilidade da Secretaria de Defesa Social (SDS).
Desde 1992, o Estado já registrou 77 ocorrências envolvendo tubarões, das quais 67 no continente e outras 10 na Ilha de Fernando de Noronha. Ao todo, 26 mortes foram somadas até hoje.
Nesta terça-feira (7), a governadora Raquel Lyra (PSDB) se reúne com prefeitos do grande Recife para discutir medidas de prevenção.
Entre as ações, está o reestabelecimento, junto às universidades de Pernambuco, do estudo sobre acidentes com tubarões nas praias urbanas da Região Metropolitana. Esse monitoramento existiu por muitos anos, em parceria com o estado e, sobretudo, a Universidade Federal de Pernambuco Mas os convênios, que envolviam financiamentos públicos, foram encerrados há alguns anos.
Ontem, a governadora Raquel Lyra visitou, no Hospital da Restauração, os adolescentes que sofreram ataques de tubarão na Praia de Piedade, nos últimos dois dias.