Foto: Divulgação
Uma organização criminosa especializada em tráfico de entorpecentes, comércio ilegal de armas de fogo e lavagem de dinheiro, com atuação em pelo menos 14 cidades de Pernambuco e na Paraíba, são alvos da operação Pertinaz, deflagrada, nesta terça-feira (14), pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Pernambuco (Ficco/PE).
A Operação Pertinaz cumpre 54 mandados de busca e apreensão e 31 de prisão preventiva. Todos foram expedidos pela 1ª Vara da Comarca de Camaragibe.
A ação acontece em Camaragibe, Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu e João Pessoa, na Paraíba.
Participam agentes da PF, Polícia Civil, PM e Polícia Rodoviária Federal. A ação foi deflagrada após meses de investigação.
Entre os investigados estão três grandes fornecedores de entorpecentes, 15 gerentes, além de outras pessoas ligadas a operações logísticas e financeiras da organização.
Segundo a Ficco, os indivíduos, que são de alta periculosidade, comercializam drogas em várias localidades da RMR e atuam com violência para garantir a manutenção das atividades ilícitas.
O nome atribuído à operação Pertinaz advém do latim Obstinatus (aquele que se obstina, que persiste, intransigentemente; teimoso; birrento; cabeça-dura), e está diretamente relacionado ao combate às organizações criminosas voltadas para a prática do tráfico ilícito de entorpecentes e lavagem de dinheiro.
Fonte: Diário de Pernambuco