O governo de Pernambuco divulgou o calendário para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A partir desta segunda-feira (1º), pessoas maiores de 60 anos já podem emitir gratuitamente tanto o modelo físico quanto o digital, através de agendamento no site do Instituto de Identificação Tavares Buril.
No planejamento do Governo, novas faixas etárias são incrementadas a cada 3 meses. A partir de 1º de julho, podem tirar a nova CIN pessoas de 0 a 11 anos. Maiores de 20 até 24 anos devem emitir o documento a partir de 1º de abril de 2025. Em 1º de abril de 2026, será a vez do grupo de 40 até 44 anos. E por último está a faixa etária de 55 até 59 anos, que passa a ter acesso a Carteira de Identidade Nacional a partir de 1º de janeiro de 2027. O RG atual é válido somente até 2032.
A Nova Carteira de Identidade Nacional utiliza o número do CPF, reunindo também documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o número do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre outras inovações, estão a inclusão de um QR Code no documento, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável por agentes da segurança pública e privada, além da inclusão de uma área legível que permite utilizar o documento em viagens internacionais, desde que haja acordo entre os países.
CONFIRA O CALENDÁRIO