A SpaceX confirmou na madrugada desta quarta-feira (11) que a nave Crew Dragon e seus quatro tripulantes civis alcançaram 1.400 km de distância da superfície da Terra, a mais alta já atingida por humanos.
Para se ter uma ideia, a Estação Espacial Internacional (ISS) fica a 420 km da Terra.
“[A missão] Polaris Dawn e [Crew] Dragon a 1.400 km acima da Terra – as viagens mais longas que os humanos fizeram desde o programa Apollo, há mais de 50 anos”, disse a SpaceX em um post no X, segundo o jornal espanhol El País.
O programa Apollo se iniciu em 1961 e foi concluído em 1972 com 11 voos tripulados. Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong entrou para a história ao pisar na Lua pela primeira vez. “Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”, disse Armstrong naquela ocasião.
Já em 14 de dezembro de 1972, o comandante Eugene Cernan, na missão Apollo 17, foi o último homem a chegar na Lua.
Nesta missão da SpaceX, os tripulantes, dois homens e duas mulheres, estão voando para os pontos mais distantes do planeta Terra já alcançados por humanos.
A cápsula “vai viajar repetidamente pelas altitudes orbitais de mais de 10 mil satélites e de fragmentos de detritos espaciais”, publicou no X Elon Musk, dono da SpaceX, segundo a agência AFP.
Fonte: G1