Morreu, na manhã desta terça-feira (17), o deputado estadual José Patriota (PSB). A informação foi confirmada pela família do deputado, que estava internado, no Recife, em tratamento contra um câncer, diagnosticado em 2018.
José Patriota é natural de Tabira, no Sertão do Pajeú, mas fez carreira política em Afogados da Ingazeira, por onde exerceu o mandato de prefeito por duas vezes.
O velório será em Afogados da Ingazeira, no Cine São José, mas ainda não há informação sobre o horário.
“Comunicamos o falecimento do deputado estadual José Patriota na manhã desta terça-feira (17). Informamos que o velório será em Afogados da Ingazeira, no Cine São José”, informou a família por meio de nota.
Repercussão
A governadora Raquel Lyra (PSDB) decretou luto oficial de três dias no estado em razão da morte do político. Em nota, prestou solidariedade aos familiares e amigos, e disse que recebeu “com tristeza a notícia do falecimento do amigo e deputado José Patriota, um homem público que pautou sua vida pela defesa do Sertão e dos municípios pernambucanos”.
Também em nota, o presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Sileno Guedes, disse que Patriota defendia com vigor os interesses do povo pernambucano.
“Registramos também o nosso desejo de que, da saudade que fica e da tristeza que agora sentimos, tiremos forças para levar adiante o seu legado em defesa de tempos melhores para nossas cidades e comunidades rurais, que é onde as pessoas vivem e onde precisam que as políticas públicas cheguem cada vez mais fortalecidas, como ele tanto defendia”, disse o texto.
O presidente da Alepe, Álvaro Porto, ressaltou a trajetória política de José Patriota e o talento do político para a negociação e a busca do entendimento.
“Por onde passou, fez da gentileza e do diálogo sua filosofia de trabalho, sempre defendendo a causa municipalista e o povo do sertão. E não foi diferente na Alepe, onde, com sua vasta experiência de homem público, deu uma enorme contribuição para debates e construção de entendimentos. Exímio negociador, de fácil relacionamento, era querido e admirado por quem convivia com ele”, destacou Álvaro Porto.
A Alepe decretou luto oficial e suspendeu todas as atividades legislativas desta terça-feira em homenagem ao parlamentar.
O Deputado Coronel Alberto Feitosa destacou o político como “Um homem e político sério, dedicado, comprometido com Pernambuco e principalmente com sua região: o Sertão do Pajeú. Pra mim deixará saudades.