A Prefeitura do Recife montou um esquema especial de monitoramento de trânsito para o segundo domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no domingo (10).
O efetivo de agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) foi destacado para atuar nos principais corredores viários com fiscalização e orientação de trânsito.
A meta é evitar retenções, já que se espera mais veículos nas ruas para realização das provas.
O mesmo esquema foi utilizado, com sucesso, no primeiro dia das provas do certame, no domingo passado.
Além do efetivo nas vias, o monitoramento também é realizado pela equipe da Central de Operações de Trânsito (COT), que acompanha o fluxo de pessoas e veículos com o auxílio das câmeras de videomonitoramento.
A CTTU ressalta que a população pode acionar os serviços do órgão através do teleatendimento, que é gratuito e funciona 24h no número 0800.081.1078.
O que não pode
A CTTU lembra que os condutores não devem estacionar em local proibido porque isso pode dificultar a mobilidade das pessoas que estão a caminho da prova do Enem, além de colocar pedestres em risco. A fiscalização será rigorosa e o veículo eventualmente flagrado sobre calçadas ou em fila dupla poderá ser rebocado.
Já os condutores que incorrerem nessas infrações poderão receber multas entre leve, média e grave, nos valores de R$ 88,38 (três pontos na CNH), R$ 130,16 (quatro pontos na CNH) ou 195,23 (cinco pontos na CNH).