Foto: Marlon Diego/Prefeitura do Recife
Durante a missa de encerramento da 120ª edição da Festa do Morro, dedicada a homenagear a padroeira afetiva da capital pernambucana, nesse domingo (8), o prefeito João Campos anunciou a restauração da imagem de Nossa Senhora da Conceição.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), afirmou que o pedido de restauro da imagem partiu do próprio Santuário. “O Padre Emerson, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, me pediu para realizarmos o restauro da imagem da Santa, e a Prefeitura do Recife atenderá a esse pedido, garantindo que ela continue a proteger o povo da nossa cidade”, disse.
Nesta intervenção, o objetivo será preservar as características originais da imagem e garantir a continuidade da importância histórica e religiosa.
Ícone da religiosidade do Recife, a imagem pesa 1.840 quilos e tem 3,5 metros de altura. O restauro, segundo a PCR, irá preservar as características originais do monumento.
O primeiro restauro da imagem foi feito em 2001 e uma nova intervenção foi realizada em 2014.
A imagem simboliza a passagem bíblica do versículo Gênesis 3, 15 e mostra Maria de pé sobre o globo terrestre, com uma coroa dourada na cabeça, com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés e tem sua face voltada para a igreja matriz, numa posição privilegiada, onde pode ser vista de várias partes do Recife.
A prefeitura ainda não divulgou quando começará o restauro e outras informações, como valores e prazos.
O encerramento da Festa do Morro de 2024 reuniu centenas de milhares de fiéis pelas ruas do Recife, durante a procissão, e no Morro, que foi tomado pelos devotos em sua maioria vestidos de azul e branco, cores de Nossa Senhora da Conceição.