a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou alerta e elevou o nível do aviso para a Região Metropolitana do Recife e Mata Norte do estado. O novo alerta é de nível laranja, considerado o intermediário pela agência. O aviso vale até 23h46 desta sexta-feira.
Segundo a Apac, a atuação do sistema meteorológico conhecido como Cavado continua favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva moderada a forte nas regiões.
Os acumulados deverão ficar acima dos 50 milímetros, segundo a agência. Na Mata Sul, as pancadas deverão ser entre moderadas e pontualmente fortes.
Nas seis horas contabilizadas até 7h desta sexta-feira, o maior acumulado de chuvas registrado no estado foi em Goiana, na Mata Norte, com 43,86 mm. Na sequência, aparecem Paulista (32,24 mm), Olinda (28,88 mm), Itamaracá (25,75 mm) e São Lourenço da Mata (25,16 mm).
No Recife, o maior acumulado foi contabilizado na estação Alto Santa Terezinha, na Zona Norte, com 24 mm. A capital pernambucana entrou em estágio de mobilização às 6h, segundo o Centro de Operações do Recife (COP).