A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) publicou uma nota de repúdio contra o médico pernambucano Ricardo Jorge Vasconcelos Barbosa, após uma postagem elogiosa ao assassinato do ativista conservador Charles Kirk viralizar. As informações são do G1 PE.
A postagem, feita num comentário no Instagram, diz: “um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”.
O comentário de Ricardo foi exposto na rede social X pelo vereador do Recife Thiago Medina (PL), que mencionou o vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau.
Também na internet, Landau informou que mandou proibir a concessão ou renovação de visto estadunidense para o brasileiro. Segundo o médico, seu visto está expirado desde 21 de agosto de 2022.
Após a repercussão do caso, o profissional foi demitido de uma clínica particular no Recife e responde a uma sindicância no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe).
Em nota, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia afirmou que repudia “veementemente” as condutas noticiadas e declarou apoio às ações éticas e disciplinares que serão conduzidas pelo Cremepe e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
A entidade informou que não compactua com atos que contrariem os princípios fundamentais da medicina, como o cuidado, a preservação da vida e o respeito à dignidade humana.
Segundo a SBN, comportamentos que desrespeitam esses valores representam “grave afronta à ética médica e ao juramento de Hipócrates, que norteia e inspira a prática de nossa profissão”.