Foto: Divulgação/Polícia Federal
Uma ação conjunta das forças integradas de combate ao crime organizado de Pernambuco (FICCO/PE) e do Pará (FICCO/PA) resultou na prisão de um homem de 26 anos em Camaragibe, no Grande Recife, integrante do Comando Vermelho na capital paraense, Belém. Ele também é autor de um homicídio em Turiaçu, no Maranhão, e estava foragido do sistema penitenciário desde setembro de 2020.
Segundo as forças de segurança, o criminoso era o responsável por controlar as atividades do Comando Vermelho no bairro da Terra Firme, em Belém, função chamada de “torre”. Além de liderar a atuação do tráfico de drogas na região, ele comandava a prática de extorsões e atentados contra agentes da segurança pública pela facção.
O chefe de comunicação da Polícia Federal em Pernambuco, Giovani Santoro, explicou como serão os próximos passos depois da prisão. “Após os procedimentos processuais e devido a sua alta periculosidade, o criminoso foi enviado para o sistema penitenciário de Pernambuco, onde aguardará a sua transferência para um presídio no Pará”, detalhou.
Em Pernambuco, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PE) é composta pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), Polícia Federal (PF), Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Polícia Penal de Pernambuco (PPPE), Secretaria da Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN). Já no Pará, o combate integrado ao crime organizado é feito pela Polícia Federal (PF), Polícia Civil (PCPA) e Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP).




















