O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) enviado ao Congresso Nacional nesta segunda-feira (15/4) prevê salário mínimo de R$ 1.502 para 2025. O aumento representa 6,37% a mais do que o piso de 2024, de R$ 1.412. A quantia segue a nova fórmula estabelecida pela política permanente de valorização do mínimo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o governo, o projeto terá meta de déficit zero para 2025, e não de superávit, como projetava previsão do ano passado.
O projeto será detalhado nesta segunda por secretários do Ministério do Planejamento e Orçamento e do Ministério da Fazenda.
A LDO desempenha um papel crucial ao fornecer um guia para a elaboração do Orçamento de 2025, além de enviar sinais ao mercado sobre a visão do governo em relação ao cenário econômico. Até então, a expectativa era de um superávit de 0,5% do PIB em 2025, o que implicaria em arrecadar mais do que gastar. Entretanto, essa meta demandaria um esforço considerável, o que poderia gerar desconfiança tanto no mercado quanto no Congresso Nacional.