A Secretaria Estadual de Saúde confirmou o primeiro óbito por dengue deste ano em Pernambuco. O paciente foi um homem, de 53 anos, sem comorbidades, que faleceu no dia 17 de março e era residente de Tuparetama, município do Sertão pernambucano. Até o dia 6 de março, 20 óbitos por suspeita de dengue estavam em investigação no Estado.
As confirmações das mortes passam por um procedimento minucioso. A averiguação vai desde a investigação domiciliar até a hospitalar, refazendo o trajeto do paciente no serviço. Depois da investigação concluída, o caso é discutido em um comitê no qual médicos, enfermeiros, sanitaristas e outros profissionais pertinentes analisam os dados colhidos para confirmar ou não a causa suspeita do óbito;
“Depois da investigação concluída, o caso é discutido em um comitê no qual médicos, enfermeiros, sanitaristas e outros profissionais pertinentes analisam os dados colhidos para confirmar ou não a causa suspeita do óbito”, explicou o Diretor Geral da Vigilância Ambiental da SES-PE, Eduardo Bezerra.
O Boletim Epidemiológico Nº 14, com os dados das semanas epidemiológicas de 31/12/2023 a 06/04/2024, foi publicado na quarta-feira (10), pela SES-PE.
No levantamento, apontou-se 17.238 casos prováveis de dengue (casos confirmados + casos em investigação) no Estado e 1.236 casos de dengue confirmados – desses, 201 notificações como casos graves.
Com 190,3 casos/100.000 habitantes, o estado permanece em média incidência.
A porcentagem de casos prováveis, em comparação ao mesmo período de 2023, foi de 536,1% superior.
No Boletim 14, 80 municípios apareceram com baixa incidência para casos de dengue, enquanto 58 cidades estavam no estágio de média incidência.
Em alta incidência, na ocasião, postaram-se 45 localidades estaduais.
Vacinação contra a Dengue
O Governo de Pernambuco vem empenhando esforços para minimizar o quadro epidemiológico e na semana passada, municípios da Região Metropolitana do Recife realizaram campanhas de vacinação para diminuir os efeitos da doença.
Confira os municípios que receberam doses do imunizante e já estão vacinando a população desde sábado, (13) durante o dia D contra a Dengue em Pernambuco.
Abreu e Lima
Araçoiaba
Cabo de Santo Agostinho
Camaragibe
Igarassu
Ipojuca
Ilha de Itamaracá
Itapissuma
Jaboatão dos Guararapes
Moreno
Olinda
Paulista
Recife
São Lourenço da Mata
Ao todo, 20 cidades de Pernambuco foram beneficiadas com 65,8 mil doses da vacina.