Foto: Divulgação/SDS
A Secretaria de Defesa Social montou um esquema especial de segurança para a festa da virada. Segundo a pasta, estarão mobilizados 2.864 agentes de segurança para atuar nos espaços das festividades.
Os polos que receberão o reforço na segurança são o do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e de balneários turísticos do estado, como Itamaracá, Gaibu, Porto de Galinhas (incluindo Maracaípe), São José da Coroa Grande, Tamandaré e Carneiros.
A SDS também investiu no uso de tecnologia para facilitar o trabalho dos agentes. Serão usados drones de segurança e quatro helicópteros para sobrevoo nas áreas, além de 22 câmeras integradas da Prefeitura do Recife e outras 14 câmeras da Plataforma de Observação Elevada (POE) da SDS.
A Polícia Militar vai atuar durante todo o evento, das 18h às 5h. Além disso, 42 profissionais da Inteligência estarão infiltrados e sem fardamento. A SDS destaca que o policiamento ordinário será mantido. Já a Polícia Civil vai atuar com Delegacia Móvel, Delegacia pela Internet e consultas integradas, além de reforçar os plantões ordinários nas delegacias.
O Corpo de Bombeiros irá atuar orientando a população sobre os riscos de banho no mar na parte da noite e durante a maré cheia, além de fiscalizar as pessoas que descumprem as recomendações.
Os profissionais ressaltam que quem quiser manter a tradição de pular as 7 ondas, deve fazer com água abaixo da altura do joelho. Outro alerta diz respeito aos cuidados com acidentes envolvendo crianças e o contato com as estruturas dos palcos e demais instalações, para que não haja choque elétrico.
A Polícia Científica também atuará na festa de virada de ano por meio de equipes ordinárias e extras para fazer o trabalho pericial. A Defesa Civil estará de prontidão para o monitoramento dos eventos, em articulação com órgãos federais, estaduais e municipais.