A SpaceX, empresa de foguetes do bilionário Elon Musk, fez nesta quinta-feira (6) o primeiro voo bem-sucedido da Starship, a maior espaçonave do mundo.
O voo durou cerca de uma hora e terminou com o pouso no Oceano Índico, como já era previsto pela empresa. Parte da nave se quebrou no retorno à atmosfera, danificando até mesmo a câmera usada pela empresa para transmitir o voo.
A empresa também conseguiu fazer um pouso bem-sucedido do propulsor (a parte debaixo do veículo espacial) no Golfo do México sete minutos após o lançamento. Na tentativa anterior, a de maior êxito até então, o propulsor não chegou a fazer um pouso como planejado.
Este foi o quarto lançamento da Starship. O voo não teve passageiros, ainda que a nave seja planejada para transportar pessoas para a Lua e Marte no futuro.
Segundo a companhia, o objetivo dos testes práticos é obter o máximo de informações para construir um sistema de transporte criado para, no futuro, transportar pessoas e cargas para a órbita terrestre, a Lua e Marte, por exemplo.