Do início da propaganda eleitoral no dia 16 de agosto, até este domingo (1°), o aplicativo Pardal Móvel em Pernambuco já recebeu 2.170 relatos de propaganda eleitoral irregular.
Os municípios com os maiores números de denúncias foram, Recife com 371, Jaboatão com 172, Paulista com 126, Cabo com 105 e Goiana com 73.
O Pardal foi criado em 2012, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), e tem como função denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet.
Como denunciar propaganda irregular, crime eleitoral e ilícitos na sua cidade
No Pardal Móvel, disponível para smartphone e tablet, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular e outras irregularidades, devidamente especificadas pelo próprio aplicativo. Se o assunto tratar de crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais, deve ser direcionado para o Ministério Público Eleitoral. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store).
Aplicativo PARDAL
Utilize aplicativos como Pardal, disponibilizado pela Justiça Eleitoral, para realizar
denúncias de forma rápida e prática.
Para registrar uma denúncia, siga os seguintes passos:
1. Identifique a irregularidade
2. Documente a evidência
3. Use aplicativos
Tire fotos ou grave vídeos que comprovem a irregularidade. Isso é importante para a verificação da denúncia.