Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) agora nas agências próprias dos Correios em todo País. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 14, durante evento em Brasília.
Segundo o Ministério da Previdência Social, os beneficiários poderão solicitar o benefício por meio do Atestmed ferramenta que permite a troca da perícia médica presencial pela análise documental eletrônica em benefícios de curta duração, como por incapacidade temporária.
De acordo com o INSS, o objetivo do anúncio é de que a parceria chegue a todas as unidades dos Correios, que vão se somar às 1,6 mil agências do INSS que já ofertam o serviço, além do aplicativo “Meu INSS” e Central 135.
A solicitação de benefício por incapacidade temporária representa 78,66% dos benefícios concedidos. De julho de 2023, quando o Atestmed foi reformulado, até setembro de 2024, foram realizados 4.055.181 requerimentos via Atestmed, segundo o INSS. Desse total, 2.034.867 foram concedidos.
Os segurados poderão fazer o requerimento do Atestmed diretamente nas agências dos Correios, onde o funcionário vai digitalizar a documentação e inserir diretamente no sistema do INSS.
Os beneficiários podem ainda ligar para a Central 135 e iniciar o requerimento, finalizando a solicitação nos Correios. Neste caso, será dado um prazo de cinco dias para que a pessoa apresente a documentação exigida.