O Desfile da Independência, que acontece neste sábado, 7 de setembro, vai contar com uma operação especial de trânsito da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), para garantir a fluidez durante o tradicional desfile.
A ação contará com a participação de 120 agentes e orientadores de trânsito, em colaboração com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e o Exército Brasileiro.
As intervenções no trânsito terão início às 5h da manhã, com o bloqueio da Avenida Mascarenhas de Moraes, um dos principais corredores viários da cidade.
A interdição se estenderá do trecho entre a Locadora Foco, próxima à sede da Justiça Federal em Pernambuco (JFPE), até a Rua Arquiteto Fernando Almeida, no bairro da Imbiribeira. A previsão é que as vias sejam liberadas ao meio-dia, após o término das festividades.
Desvios para motoristas
Os condutores que transitam pela Avenida Mascarenhas de Moraes, no sentido Aeroporto Internacional do Recife, deverão seguir por rotas alternativas.
O desvio principal orienta os motoristas a virarem à direita na Rua Júlio Verne, seguirem pela Rua Arquiteto Luiz Nunes até a Avenida Jean Emile Favre, e então prosseguir pela Rua Jamaica, Rua Izabel de Souza e Rua Muritiba, retornando à Mascarenhas de Moraes.
Para quem trafega do subúrbio em direção a Afogados, o desvio recomendado é pela Rua Dez de Julho, próxima à Caixa Econômica Federal, com continuação pela Rua Rio Azul (Avenida do Canal), seguindo pela Avenida Desembargador José Neves até a Via Mangue.
O acesso à Avenida Recife será feito pela Avenida Desembargador João Paes e Rua Ribeiro de Brito.
Orientações e recomendações
O acesso ao Aeroporto Internacional do Recife permanecerá inalterado, porém o Terminal Integrado de Passageiros (TIP) só estará acessível para ônibus.
Motoristas que precisarem se deslocar à UPA da Imbiribeira deverão utilizar a alça norte do Viaduto Presidente Tancredo Neves, acessível pela Rua Ribeiro de Brito.
A CTTU alerta que o trânsito poderá ficar lento nas Avenidas Sul e Marechal Mascarenhas de Moraes, além de suas transversais.
A recomendação é que a população evite a região durante o período de interdição, utilizando, preferencialmente, transporte coletivo ou optando por táxi e aplicativos de transporte, devido à limitação de vagas de estacionamento no entorno.
Para os moradores das áreas bloqueadas, o acesso será permitido mediante apresentação de comprovante de residência. Já os que pretendem assistir ao desfile são orientados a chegar cedo para evitar congestionamentos e garantir um bom lugar no evento.
Com a operação, a expectativa é garantir um fluxo mais ordenado de veículos e pedestres, permitindo que as comemorações ocorram de forma segura e organizada para todos os participantes e espectadores.