O candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, venceu as eleições de terça-feira (5) ao garantir votos suficientes para um novo mandato como presidente dos Estados Unidos, aponta projeção da Associated Press (AP) desta quarta-feira (6). Trump já fez um discurso de vitória.
O empresário derrotou a vice-presidente Kamala Harris, candidata do Partido Democrata, que tinha apoio do atual presidente americano Joe Biden – que havia vencido Trump em 2020.
A vitória foi anunciada por volta das 7h30 desta quarta, após Trump garantir os 270 delegados necessários para ter sua vitória declarada pela AP. Diversos líderes mundiais e personalidades cumprimentaram Trump.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou as redes sociais para felicitar o republicano pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para promover mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu Lula.
O primeiro-ministro húngaro, que apoiou abertamente a candidatura presidencial de Donald Trump, disse nesta quarta-feira em sua página no Facebook, ainda antes da divulgação da projeção da AP, que o republicano estava “no caminho para uma bela vitória”.
“Parabéns ao presidente eleito dos Estados Unidos da América, Donald Trump. Que Deus o abençoe e o guie.”